De Palavras e Sonhos

domingo, fevereiro 20, 2005

Renascer

"É preciso renascer, é preciso renascer... deixar ódios, violências; é preciso renascer..."

Não sei se foi recentemente que li ou ouvi isto, sei é que me ficou na memória. E para dizer a verdade, acho que até vinha a calhar - se fosse só "para dizer a verdade"...

Chega a manhã de mais um dia: os olhos abrem- se e sentes o mundo a aterrar em ti quando olhas à tua volta e já vês a poeira, levantada pelo impacto da queda do mundo, novamente no ar.
Os ponteiros do dia vão- se movendo, abrindo espaço para a queda da poeira... dando ao dia uma só côr.
Começas a estranhar o peso na cabeça, nos ombros e o ardor nos olhos, até que olhas para ti e te vês com cada vez mais sujidade. Depressa levas as mãos à cara para a limpares, mas com o constante cair de pó apenas a limpas, para ela, passados breves segundos, se voltar a sujar. Em seguida tentas com um suave sacudir aliviar o peso no cabeça e nos ombros mas por mais que tentes volta tudo ao mesmo.

O dia chegava ao fim, e frente ao espelho, ainda te perguntavas, ainda falavas contigo:
"Em que é que este dia foi diferente dos outros tantos que já passaram?
Já reparaste como já não és diferente do mundo? Pintados de uma só côr são agora um só... és apenas mais um.
O que foi que te fez perder a tua côr, aquela luz que brilhava em ti tão fortemente?
Tornaste- te eco deste mundo."

Vergas a cabeça... as tuas mãos começam a tremer ao mesmo tempo que o teu olhar se torna cada vez mais difuso.
A tua cara ficara coberta de caminhos para uma nova luz, aquela que já não vias desde aquele sorriso.
Quantos anos tinham passado?
Délio Melo domingo, fevereiro 20, 2005

4 Comments:

Daí, o facto de todos nós termos a necessidade de fechar os olhos e pensar que nada é impossível, que há sempre uma mudança possível, há sempre uma maneira de quebrar a rotina monótona que é o dia-a-dia de cada um de nós...

***continua com o bom trabalho
Nino era só para te dizer que li o teu poema e gostei muito! É verdade é teu? Identifiquei-me com algumas partes! Tens de me dar um mail para te mandar uns poemas não meus porque são muito pessoais mas de alguns autores que aprecio! Jokas
Nino era só para te dizer que li o teu poema e gostei muito! Identifiquei-me com algumas partes! Tens de me dar um mail para te mandar uns poemas não meus porque são muito pessoais mas de alguns autores que aprecio! Jokas
O acto de criar poderá ser uma forma de renascimento. Não podemos duvidar que, a cada momento, eu estou a criar qualquer coisa de novo na minha vida! Nesse acto de criação, que faz parte da minha evolução, tento não incluir a violência e o ódio.
O problema dos nossos dias (ainda que as mentalidades estejam a mudar) é o desespero de muita gente, quando confrontada com as dificuldades, com a falta de qualidade de vida, com a falta de dinheiro, com o sofrimento.
Um dia que se vive é sempre diferente daquele que passou! Pode ser tão diferente que toda a vida futura pode virar por completo. Ao fim e ao cabo, dizem alguns "o que é preciso é saber viver"…
Qual é a "verdade" da frase? Será que, à frente dum espelho, eu tenho que pensar que "sou apenas mais um"? Será que conseguirei copiar o mesmo gesto, exactamente igual? Ou será que até o mais pequeno gesto é uma criação nova que consegui trazer para a minha realidade?
Será com prazer que voltarei para partilhar os teus posts…

Add a comment